Menu Fechar

Que perigo de mau tempo, temporal

Como a saúde do planeta está conectada com a saúde do ser humano? Como o corpo sente essas mudanças? Como isso afeta a nossa mente?

A cada século que passamos, novos desafios surgem na área de saúde pública, como a varíola no século XIII e a febre amarela no início do século XIX. Hoje vivenciamos a pandemia da Covid-19 e as problemáticas que as mudanças climáticas têm provocado e consequentemente tem afetado a vida de milhares de pessoas.

À medida que as oscilações de temperatura, precipitações, ondas de calor intenso, inundações e tempestade vêm se intensificando, a população fica cada vez mais exposta às precárias condições de infraestrutura social e vulnerabilidade, que aumentam e se agravam de acordo com a desigualdade social.

Em resumo, as mudanças climáticas prejudicam e afetam o corpo físico do ser humano, manifestando-se através de crises respiratórias, desnutrição e problemas cardiovasculares. A saúde mental da população também tem sido afetada. O estresse mental é uma das consequências desencadeadas por essas mudanças no ambiente, assim como a preocupação intensa e persistente com o amanhã, o que pode favorecer o surgimento de sintomas ansiosos e depressivos.

O zelo com o planeta e com a preservação dos nossos recursos naturais nesse momento, é fundamental para a promoção e cuidado com a saúde física e mental. São fatores que estão interligados, favorecer o cuidado com a saúde mental potencialmente reduz e ameniza condições de estresse que possam trazer sofrimento excessivo para vida de milhares de pessoas.

É de senso comum o cuidado que devemos ter com o nosso planeta e as consequências que essa improvidência pode trazer. Mas e os cuidados imediato com o corpo e a mente? A questão é: os espaços em que habitamos merecem cuidados, seja ele a terra, o corpo ou a mente!

Nadejda Magno Francisco Dos Santo
Latest posts by Nadejda Magno Francisco Dos Santo (see all)

Artigos Relacionados

Abrir whatsapp
1
Olá! Vamos conversar?
Olá!

Vamos conversar?